Você é um Profissional Bom ou um Profissional Bonzinho?

Não é simples conseguir uma resposta consistente para a pergunta que dá título a este artigo.

Contudo, é de suma importância sabermos a resposta sincera desta questão.

A definição de ser bom ou não pode soar como subjetiva, pois acontece com muita frequência termos duas pessoas com opiniões diferentes sobre um mesmo profissional.

É comum certa confusão entre Profissional Bom e Profissional Bonzinho, este é um dos principais motivos que leva a induzir que não existe um consenso para Bom Profissional ou que “é de cada um” acreditar que alguém é bom ou não.

Apesar da “não unanimidade”, esta definição não é pessoal.

Profissional Bonzinho agrada muita gente pelo seu comportamento “não conflitante”. Um bonzinho dificilmente diz um não, busca uma postura para evitar choques.

Mesmo que seja com o intuito do bem, esta postura acaba por mirar resultados ruins.

Como disse Confúcio “não são as ervas más que sufocam o grão, é a negligência do cultivador”, ser um Profissional Bonzinho é ser negligente.

Negligenciando a própria carreira, pois não se permite escalar graus de maturidade. E negligenciando as dos demais, pois não lhes permite confrontar ideias e questionamentos que levem à resposta da indagação “Será que sou um Bom Profissional?”.

Contudo não podemos afirmar que não ser bonzinho significa ser bom!

Ser um bom profissional é um estágio a ser alcançado. Engloba decisões certas, principalmente com relação à postura.

É necessário saber quem você é, onde você está, aonde quer chegar, quais os recursos necessários para esta empreitada e dedicação.

E esta análise precisa ser feita periodicamente.

O Filósofo Sócrates disse “eu sei que sou exatamente o que deveria ser. Hoje, se nada sou, por certo, daqui a pouco, tudo serei”.

Saber quem você é definirá, de uma forma ou de outra, se será levado pela onda ou se surfará na onda.

Saber se você é um Bom Profissional ajudará principalmente a tomar uma decisão muitíssimo importante que é continuar ou não na atual profissão, pois se você não é um Bom Profissional há uma grande possibilidade de você estar na profissão errada.

Este artigo é protegido pela Lei de Direitos Autorais, a reprodução total ou parcial só é autorizada desde que informada a origem (o site www.rogernascimento.com.br) e o autor (Roger Nascimento).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *